CBF divulga VAR de Grêmio x Cuiabá pelo Brasileirão
No último sábado (20), o Grêmio entrou em campo pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, e acabou derrotando o Cuiabá, conquistando três pontos com o placar em 1 a 0. Na última segunda-feira (22), a Comissão de Arbitragem da CBF divulgou a atuação do árbitro assistente de vídeo (VAR), em um lance que marcou a partida e naturalmente dividiu opiniões.
O confronto ficou marcado pelos choques de cabeça e concussões. Empereur, atuando pelo Cuiabá, levou uma cabeçada e precisou de atendimento médico na hora. O zagueiro ficou com um galo evidente na cabeça e no mesmo instante e precisou deixar a partida para concretizar os exames médicos. Na partida, a consideração final da arbitragem foi: “cabeça com cabeça”.
O lance foi checado e a partida seguiu normalmente, algo extremamente questionado por Empereur. Em seu site oficial, a CBF exemplificou a situação em jogo: “Será permitido que cada equipe utilize no máximo um “substituto por concussão” em um jogo e uma substituição por concussão pode ser feita independentemente do número de substitutos já utilizados”.
Grêmio busca nova vitória no Brasileirão
Além disso, ainda garantia algo importante para Grêmio e Cuiabá: “Nas competições em que o número de atletas inscritos como substitutos é igual ao número máximo de substitutos “normais” que podem ser utilizados, o “substituto por concussão” pode ser um jogador previamente substituído, que pode ser utilizado em qualquer momento, independentemente do número de substitutos já utilizados”.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio possui uma derrota (2 a 1 contra o Vasco da Gama) e duas vitórias (2 a 0 contra o Athletico-PR e 1 a 0 contra o Cuiabá). Com o resultado da última rodada, a equipe ocupa a quinta posição, acumulando seis pontos, a mesma pontuação de Botafogo, Furacão e Internacional. Agora, vai em busca da vitória contra o Bahia.